sábado, 19 de dezembro de 2009

BATE foge do último lugar

Fonte: Uefa.com

O Bate Borisov terminou a campanha na UEFA Europa League em grande forma, com o primeiro gol de Aleksandr Yurevich para o campeão bielorrusso garantindo o triunfo na casa de uma jovem equipe do Everton.

Mais experiência
A equipe inglesa já tinha assegurado o segundo lugar do Grupo I, atrás do Benfica, e a consequente classificação para a próxima fase, o que fez o treinador do time da casa apostar num onze inicial muito jovem. Por isso, a maior experiência dos jogadores do BATE acabou por se revelar fundamental, já que os forasteiros dominaram o jogo e tiveram o prêmio desejado a 15 minutos do final, quando Sergei Sosnovski serviu Yurevich, cujo remate de longe desviou em Shane Duffy e traiu o goleiro Carlo Nash.

Recorde de juventude
Numa noite muito fria em Goodison Park, o treinador do Everton, David Moyes, promoveu a estreia absoluta de cinco jogadores. Entre os sete adolescentes que incluiu na equipe estava Jake Bidwell que, aos 16 anos e 271 dias, ultrapassou Jack Rodwell, até então o mais jovem jogador do Everton a ter jogado nas competições europeias. Infelizmente para Moyes, Rodwell que, agora com 18 anos já é presença regular na equipe, só esteve em campo nove minutos, depois de ter sofrido uma lesão na coxa que agrava ainda mais a longa lista de lesionados do clube de Liverpool.

BATE no controle
Assim, foi sem grande surpresa que o BATE, com força máxima, dominou a primeira etapa, período durante o qual o único remate digno desse nome do Everton pertenceu a Kieran Agard, e saiu por cima do alvo. Sosnovski, de cabeça, e Igor Shitov desperdiçaram boas oportunidades para os bielorrussos, antes de Aleksandr Volodko, em boa posição, rematar forte, mas à figura de Nash.

Sorte e azar
A equipe de Viktor Goncharenko esteve ainda mais perto do gol mesmo em cima do intervalo, com Vitali Rodionov a passar por Jose Baxter antes de servir o perigoso Sergei Krivets, cujo remate para gol resvalou em Duffy e saiu pela linha de fundo. Duffy voltou a estar no lugar certo aos 62 minutos, cortando a bola em cima da linha depois de Pavel Nekhaychik ter vencido o goleiro do Everton. No entanto, a sorte seria madrasta para Duffy aos 75 minutos, quando o chute de Yurevich desviou nele e ofereceu ao BATE o terceiro lugar do Grupo I.

Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário