quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Everton quer aproveitar o fator casa

Fonte: Uefa.com

O Everton foi goleado por 5-0 em Lisboa, na terceira rodada, e perdeu o primeiro lugar no Grupo I para o Benfica. Agora, no jogo marcado para Goodison Park, a equipe treinada por David Moyes quer manter a tradição dos bons resultados frente aos seus torcedores e, assim, regressar à liderança.

Encontros anteriores
• As duas equipes defrontaram-se pela primeira vez na terceira rodada, num embate que foi o primeiro jogo oficial do Everton frente a uma equipe portuguesa. O Benfica já disputou 11 jogos oficiais na Inglaterra, com duas vitórias e nove derrotas. Entre todos estes jogos merece destaque a final da Copa dos Clubes Campeões Europeus de 1967/68, disputada em Wembley, que o Manchester United venceu por 4-1, após a prorrogação.

Retrospectiva
• O Benfica também perdeu a final da Copa dos Campeões de 1962/63 na Inglaterra, tendo sido batido pelo AC Milan, por 2-1, em Wembley.

• O triunfo sobre o Everton, por 5-0, em 22 de outubro, foi a vitória mais folgada de sempre do Benfica no seu Estádio na Copa da UEFA ou na UEFA Europa League. Esta foi a maior goleada sofrida pelo Everton nas competições da UEFA.

• O Benfica já defrontou o Liverpool, vizinho do Everton, por oito vezes. Os portugueses saíram derrotados dos primeiros cinco encontros, mas venceram os últimos três. Os triunfos mais recentes dos "encarnados" registaram-se nas oitavas-de-final da UEFA Champions League de 2005/06, quando as "águias" venceram por 1-0 na Luz e por 2-0 em Anfield. Nos quatro desafios disputados no Merseyside foram uma vitória e três derrotas.

• O Everton está imbatível há nove jogos das competições europeias no seu estádio, não conhecendo o sabor da derrota desde 9 de agosto de 2005, quando perdeu por 2-1 com o Villarreal, na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League. Os ingleses venceram por 4-0 os dois últimos jogos da UEFA Europa League disputados no seu estádio.

• O Benfica não venceu nenhum dos últimos sete jogos disputados fora de casa nas competições europeias. O último sucesso foi frente ao Shakhtar Donetsk, por 2-1, em 4 de dezembro de 2007, na fase de grupos da UEFA Champions League.

Fatos das equipes
• O treinador escocês do Everton, David Moyes, teve uma carreira discreta como zagueiro-central, após iniciá-la nas divisões de base do Celtic. No entanto, trilhou o seu percurso através de Shrewsbury Town, Dunfermline Athletic e Preston North End, equipe que dirigiria antes de se mudar para Goodison Park em 2002.

• O treinador do Benfica, Jorge Jesus, teve uma excelente participação europeia na temporada passada ao serviço do Sporting de Braga. Ele levou os bracarenses da Copa Intertoto às oitavas-de-final da Taça UEFA, onde foram eliminados pelo Paris Saint-Germain.

• O Benfica é o time com mais experiência nas competições europeias de todos quantos estão presentes na fase de grupos. Este embate ante o Everton será o seu 313º jogo nas competições de clubes da UEFA, mais um que o seu mais próximo rival, o RSC Anderlecht.

• O atacante Louis Saha, do Everton, marcou por duas vezes sobre Benfica, então ao serviço do Manchester United, tendo o saldo desses dois encontros, ambos na fase de grupos da UEFA Champions League, sido de dois triunfos para os "red devils".

• Cerca de 62 mil pessoas viram Eusébio marcar por duas vezes em Goodison Park, na vitória de Portugal sobre o Brasil, por 3-1, em jogo da fase de grupos do Mundial de 1966. Eusébio marcaria ainda mais quatro tentos no mesmo recinto, quando a formação portuguesa recuperou de uma desvantagem de 3-0 frente à Coreia do Norte e venceu por 5-3 nas quartas-de-final do mesmo certame. O palco do Everton estava marcado para acolher a semifinal entre Portugal, na Inglaterra, mas o jogo foi mudado na última hora para Wembley. Antes, Goodison recebera, em 19 de maio de 1951, um encontro entre Inglaterra e Portugal.

• Os "toffees" viajaram até à Península Ibérica, como campeões de Inglaterra, para defrontar o Benfica, na Corunha, em 8 de agosto de 1987, no Troféu Teresa Herrera. O jogo terminou empatado em zero, tendo o Benfica saído vencedor no desempate por pênaltis, por 5-3.

• Produto das camadas jovens do Benfica e actualmente no Valencia, Manuel Fernandes representou o Everton em 21 jogos da Premier League durante duas passagens pelo clube, sempre por empréstimo, nas segundas metades das épocas 2006/07 e 2007/08. O antigo internacional português Abel Xavier, que também representou o Benfica, foi jogador do Everton entre 1999 e 2001.

• Apesar de ter marcado apenas um gol na sua curta passagem por Merseyside em 1978, Mickey Walsh, antigo atacante do Everton, aterrorizou depois as defesas portuguesas ao marcar 42 gols em 75 partidas disputadas pelo FC Porto, rival do Benfica na Liga.

• O Benfica vai jogar na casa do BATE Borisov na quinta rodada, enquanto no mesmo dia, em 2 de dezembro, o Everton desloca-se aos domínios do AEK Athens.

Foto: Getty Images

Um comentário: