sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Everton ciente da ameaça do Benfica

Fonte: Uefa.com

Após ter conseguido o máximo de pontos nas duas partidas realizadas no Grupo I da UEFA Europa League, o Everton visita Lisboa para, frente ao Benfica, tentar manter essa fase vitoriosa. Contudo, a equipe da casa há muito que deixou de temer equipes de Liverpool.

Encontros anteriores
• As duas equipes nunca se defrontaram nas competições europeias, sendo que este é também o primeiro jogo do Everton frente a adversários portugueses. Nos dez jogos diante de conjuntos ingleses, o Benfica conseguiu quatro vitórias, outros tantas derrotas e dois empates.

• O Benfica defrontou o Liverpool, vizinho do Everton, em oito ocasiões. Os "encarnados" perderam os cinco primeiros encontros, mas venceram os últimos três, os mais recentes nas oitavas-de-final da UEFA Champions League de 2005/06, quando o Benfica venceu por 1-0 no Estádio da Luz e por 2-0 em Anfield.

Retrospectiva
• O Benfica venceu ambos os jogos realizados em casa nesta temporada nas competições europeias, nos quais apontou seis gols e não sofreu nenhum.

• O Everton ganhou na casa do BATE Borisov, por 2-1, na segunda rodada, resultado que terminou com a série de três jogos sem vencer fora de casa. Os "toffees" somam agora cinco triunfos nos últimos oito jogos realizados em reduto alheio.

Fatos das equipes
• O treinador do Benfica, Jorge Jesus, fez uma excelente campanha europeia na temporada passada ao serviço do Sporting de Braga. Levou os bracarenses da Taça Intertoto às oitavas-de-final da Taça UEFA, onde foram eliminados pelo Paris Saint-Germain.

• O treinador escocês do Everton, David Moyes, teve uma carreira discreta como zagueiro-central, após iniciá-la nas camadas jovens do Celtic. No entanto, trilhou o seu percurso através de Shrewsbury Town, Dunfermline Athletic e Preston North End, equipe que dirigiria antes de se mudar para Goodison Park em 2002.

• O Benfica é a equipe com mais experiência nas provas europeias de todas quantas estão presentes na fase de grupos. Este embate ante o Everton será o seu 312º jogo nas competições de clubes da UEFA, mais um que o seu mais próximo rival, o Anderlecht.

• O russo Diniyar Bilyaletdinov, do Everton, parte para o jogo do Estádio da Luz como líder da tabela de assistências nesta fase de grupos, com passes para três gols.

• O centroavante Louis Saha, do Everton, marcou por duas vezes frente ao Benfica, então a serviço do Manchester United, tendo o saldo desses dois encontros, ambos na fase de grupos da UEFA Champions League, sido de dois triunfos para os "red devils".

• Cerca de 62 mil pessoas viram Eusébio marcar por duas vezes no Goodison Park, na vitória de Portugal sobre o Brasil, por 3-1, em jogo da fase de grupos do Mundial de 1966. Eusébio marcaria ainda mais quatro gols no mesmo estádio, quando a formação portuguesa recuperou uma desvantagem de 3-0 frente à Coreia do Norte e venceu por 5-3 nas quartas-de-final do mesmo torneio. O palco do Everton estava marcado para acolher a semifinal entre Portugal e Inglaterra, mas o jogo foi mudado à última hora para Wembley. Antes, Goodison recebera, em 19 de Maio de 1951, um encontro entre as duas seleções.

• Os "toffees" viajaram até à Península Ibérica como campeões da Inglaterra para defrontar o Benfica, na Corunha, em 8 de Agosto de 1987, no Troféu Teresa Herrera. O jogo terminou empatado em 0-0, tendo o Benfica saído vencedor no desempate por grandes penalidades, por 5-3.

• Produto das camadas jovens do Benfica e atualmente no Valencia, Manuel Fernandes representou o Everton em 21 jogos da Premier League durante duas passagens pelo clube, sempre por empréstimo, nas segundas metades das temporadas 2006/07 e 2007/08. O antigo internacional português Abel Xavier, que também representou o Benfica, foi jogador do Everton entre 1999 e 2001.

• Apesar de ter apontado apenas um gol na sua curta passagem por Merseyside em 1978, Mickey Walsh, antigo centroavante do Everton, aterrorizou depois as defesas portuguesas ao marcar 42 tentos em 75 partidas efetuadas pelo FC Porto, rival do Benfica na Liga.

• As duas equipas voltam a encontrar-se na quarta rodada, dia 5 de Novembro, desta vez em Liverpool.

Foto: Getty Images

3 comentários:

  1. 5-0. Podiam ter sido muitos mais. O Benfica está jogando muito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Everton e Igor. Eu sou membro do forum FollowEverton e descobri o de vcs.

    Boa postagem, Igor. Pena que perdemos por 5 a 0. Apesar dos onze desfalques, é terrível ver Tony Hibbert jogar. E também Jô, êta jogadorzinho ruim. Com o dinheiro dele, os Tofees poderiam ter comprado tanta gente melhor.
    Bilya foi uma excelente aquisição. Por falar nele, não entendi porque Moyes o tirou de campo. Olha, pra falar a verdade já estou começando a ficar com um pé atrás com Moyes.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo comentário Dilson!
    O time este ano não é nem sombra daquele da temporada passada, infelzimente.
    Nao consegui ver o jogo contra o Benfica (ainda bem)
    Hibbert e alguns outros nao estao jogando nada, ta foda
    Moyes me parece meio perdido com o grupo desse ano...

    ResponderExcluir