quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Triunfo moralizador

Por Simon Hart, Uefa.com

O Everton colocou de lado os problemas na Premier League ao conseguir uma vitória fácil frente ao AEK Athens, em jogo da primeira rodada do Grupo I da UEFA Europa League, realizado em Goodison Park.

Confortável
Joseph Yobo, Sylvain Distin e Steven Pienaar marcaram todos na primeira etapa, antes de Jô ter conseguido o quarto gol do Everton. Ambas as equipes terminaram o jogo com dez homens, após as expulsões no segundo tempo do zagueiro do AEK Carlos Araújo e do atacante do Everton Louis Saha.

Gol madrugador
A equipe de David Moyes sofreu três derrotas nos últimos quatro jogos pela liga inglesa, mas partiu para este encontro invicto nos últimos oito encontros em competições europeias e aumentou a confiança com o gol madrugador de Yobo. Após o goleiro Sebastián Saja ter rebatido um remate de Pienaar para a linha de fundo, o capitão saltou mais alto para desviar de cabeça a cobrança de escanteio de Dimitar Bilyaletdinov, quando estavam decorridos dez minutos.

Distin oportuno
Pouco depois, o AEK perdeu o zagueiro-central português Geraldo, devido a uma lesão num joelho. A noite dos gregos tornou-se verdadeiramente trágica quando o escanteio seguinte de Bilyaletdinov originou o segundo gol do Everton. Apesar de o chute à meia-volta de Marouane Fellaini ter sido bloqueado, surgiu Distin na segunda trave para rematar para o poste oposto.

Araújo expulso
Juanfran e Nsaliwa tentaram ambos a sua sorte de longa distância para o AEK, antes de Pienaar chutar e marcar mais um para o Everton oito minutos antes do intervalo. O internacional sul-africano recolheu a bola a meio do meio-campo do AEK e avançou no campo antes de rematar rasteiro no canto inferior, a 25 metros da baliza dos atenienses.

Jô fecha contagem
Os poucos mas ruidosos adeptos do AEK continuaram a cantar mesmo depois de terem visto Araújo ser expulso, após ter atingido Distin. Os gregos ficaram, depois, perto do gol de consolação, quando Ismael Blanco chutou na trave. Mais certeiro voltou a ser o Everton, com Saha a servir Jô para um chute rasteiro, fora do alcance de Saja. Saha viria a ser expulso no período de descontos, por conduta violenta.

Foto: Getty Images

2 comentários:

  1. Espero que essa vitoria de moral para o Inglês...
    Go Toffees.

    ResponderExcluir
  2. COm certeza
    E pelo que li, a atuação do russo foi muito animadora
    Estou começando a gostar só de pensar numa dupla Arteta-Bilyaletdinov no nosso meio-campo!

    ResponderExcluir