segunda-feira, 20 de abril de 2009

Everton quer surpreender o Chelsea

Fonte: Uefa.com

O capitão do Everton FC, Phil Neville, garante que a sua equipe não será favorita quando defrontar o Chelsea FC, na sua primeira final de Copa da Inglaterra nos últimos 14 anos, no próximo mês de maio. Isto após o triunfo sobre o Manchester United FC.

United eliminado
O clube de Merseyside pôs fim às esperanças dos "red devils" em conquistar cinco troféus esta época, um feito nunca antes registado, triunfando por 4-2 no desempate através da marcação de grandes penalidades, na semifinal realizada em Wembley, depois de duas horas sem gols. Se bem que o Everton acabou com o monopólio dos "quatro grandes" na Premier League em 2005, ao terminar em quarto lugar — para além dos sexto e quinto lugares em épocas recentes —, Neville está ansioso por conseguir algo mais, mas está consciente da tarefa complicada que os espera quando regressarem a Wembley no dia 30 de Maio.

Tarefa gigantesca
"Não se ganha nada ao terminar em sexto ou quinto lugar, perder a semifinal da Copa da Liga frente ao Chelsea [na temporada passada] ou ser eliminado de forma valorosa frente à Fiorentina [nas oitavas-de-final da Copa da Uefa, nos pênaltis]", disse o jogador de 32 anos, que conquistou a Copa da Inglaterra por três vezes, durante a sua passagem de 11 anos por Old Trafford, antes de ingressar no Everton, em 2005. "O próximo passo para nós é conquistar um troféu, e temos de o fazer. É uma tarefa gigantesca, já que partimos para este jogo como azarões.

Adversários de peso
O Everton era precisamente isso, uma zebra, na quarta fase do torneio, frente ao rival da cidade, o Liverpool FC, que derrotou por 1-0, na partida replay. Mais à frente, superou outros opositores da Premier League, neste caso o Aston Villa FC e o Middlesbrough FC, antes de completar uma série de respeito batendo o United sem alguns titulares, incluindo Cristiano Ronaldo. A equipe de David Moyes não teve uma tarefa facilitada. Ainda assim, Neville não desejaria de outra forma. "Preferia que tivesse sido da maneira que foi, porque ganhamos experiência valiosa com esta caminhada na Copa", afirmou. "O triunfo frente ao Liverpool alimentou-nos a crença de que podíamos vencer qualquer equipe, porque mostramos coragem nessa noite, e precisamos de voltar a fazê-lo em Wembley [na final]".

Capitão coragem
Neville converteu o terceiro chute no desempate frente ao seu antigo clube e, apesar de admitir que não é um especialista a partir da marca dos 11 metros, o antigo internacional inglês sabia que tinha de se voluntariar. "Sabia que, enquanto capitão, especialmente frente a um clube desta dimensão, precisava de mostrar a minha capacidade de liderança, e quando o treinador perguntou 'quem quer bater um pênalti?', eu disse que queria ser o primeiro. Ele ignorou esse pedido, mas acabei por cobrar o terceiro da série. Foi provavelmente um dos momentos mais tensos da minha carreira".

Foto: Getty Images

2 comentários:

  1. Eu acredito que podemos ser Campeões...GO TOFFEES!

    ResponderExcluir
  2. Tudo é possível...
    Ainda mais se o Chelsea chegar à final da Champions, que acontece apenas três dias antes da final da FA Cup...

    Go, Toffees!

    ResponderExcluir