quinta-feira, 3 de julho de 2008

Everton e Liverpool unidos nas homenagens ao seu padre fundador

Por David Charters, Liverpool Daily Post

O azul e o vermelho estiveram juntos no dia de ontem em uma homenagem sobre a sepultura de um homem cuja fé o transformou no pai de dois grandes clubes de futebol.

Dirigentes e jogadores de Everton e Liverpool, uma das maiores rivalidades do futebol britânico, desta vez ficaram lado a lado, em um daqueles funerais em que se observa a lealdade e o respeito pelas grandes personalidades.

Foi um dia diferente.

Nos jardins da igreja de Pennine encontra-se sepultado o Reverendo Ben Swift Chambers, de quem a crença na popular doutrina Victoriana do "cristianismo muscular" o levou a formar um clube de críquet em 1877 na Capela Metodista de Santo Domingo, no distrito de Everton, onde ele era ministro.

Tudo estava indo bem, a não ser nos meses mais frios, quando poucas pessoas compareciam. Então, naquele inverno, com uma sugestão de Chambers, o ainda rapaz deu início a um time de futebol, jogando nas proximidades de Stanley Park e rapidamente atraindo jogadores de outras igrejas.

Isso significou que eles precisavam de um novo nome e, 1884, eles construíram um novo estádio em Anfield e nomearam-se como Everton FC pela primeira vez. Na temporada seguinte, tornaram-se profissionais, vencendo a Football League Championship em 1891.

Nenhum comentário:

Postar um comentário