quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Fica para a próxima...

Por Igor Veiga

Apesar de toda a expectativa dos torcedores do Everton sobre a partida decisiva das semifinais da Carling Cup, a Copa da Liga Inglesa, a equipe comandada por David Moyes não conseguiu superar o forte time do Chelsea e deixou escapar a chance de ir a Wembley disputar a grande final.

E já faz tempo que os Toffees não vão a Wembley. A última vez foi em 1995, ano em que a equipe de Liverpool venceu a FA Cup (1-0 sobre o Manchester Utd) e a Community Shield (1-0 sobre o Blackburn).

Após perder a partida de ida, em Londres, por 2-1, bastava aos Blues uma vitória simples por 1-0, terminada a prorrogação, para garantir a vaga em casa, no Goodison Park. Mas o gol de Joe Cole aos 69 minutos de jogo acabou com as esperanças dos Toffees.

A final da Carling Cup será agora disputada no dia 24 de fevereiro, por dois clubes londrinos, Tottenham e Chelsea.

No início da primeira etapa, a partida foi mais equilibrada, com o time da casa nitidamente buscando um gol que traria mais tranqüilidade. Mas, apesar de algumas chances para ambos os lados, nenhuma das equipes conseguiu abrir o placar. Na verdade, poucas vezes Petr Cech foi acionado, enquanto, do outro lado, Howard fez algumas boas defesas, mas poucas delas complicadas.

O segundo tempo foi diferente. Logo de cara a equipe londrina saiu para o jogo, sufocando o adversário, que poucas chances tinha de manter a posse da bola. Faltou pouco para sair o primeiro zero do placar, pois logo nos primeiros minutos da segunda etapa o estreante Anelka acertou a trave de Howard, após perigosa cabeçada. Apesar da pressão, o Everton conseguia se defender na "Hora H", mas ainda permitia muito espaço para o ataque do Chelsea.

Quando mudou sua postura em campo, a equipe de Liverpool conseguiu trazer novamente equilibrio ao jogo. Com duas boas chances após cruzamentos pelo lado direito, por pouco o time da casa não abriu o marcador. Cech mostrou mais uma vez porque é um dos maiores do mundo em sua posição, fechando o gol nas duas oportunidades.

O banho de água fria para a torcida que lotava as dependências do Goodison Park veio aos 24 minutos, quando um belo lançamento de Malouda encontrou em Joe Cole a categoria necessária para colocar os visitantes em vantagem. Chelsea 1-0.

David Moyes precisou ver sua equipe sofrendo um gol para finalmente lançar mais um atacante em campo. Achinebe entrou logo após o gol de Cole e, mais tarde, aos 78', o jovem James Vaughan foi a campo com a difícil missão de ajudar sua equipe a marcar dois gols em pouco mais de 10 minutos.

Mas pouco fez o Everton para levar medo a Cech. Sofrendo com os contra-ataques e vendo frustradas suas tentativas de furar a defesa do adversário, o time da casa ainda tentava honrar a camisa, lutando até o fim. Mas nada conseguiram os comandados de Moyes. O Chelsea estava classificado, com placar agregado de 3-1.

Além da eliminaçao, o Everton ainda amarga uma dura "seca" contra o seu adversário desta semifinal. Desde novembro de 2000 a equipe de Liverpool não vence o Chelsea.

A derrota desta quarta-feira pode demorar a ser esquecida. Há tempos os Blues não chegavam tão perto de ter a chance de levantar uma taça novamente. Mas nem tudo está perdido. Depois de também engolir uma terrível eliminação na FA Cup, após ser derrotado pelo modesto Oldham em pleno Goodison Park, os Toffees estão fazendo bonito na Copa da Uefa e na Premier League, onde ocupam a quarta posição.

Foto: EvertonFC.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário